sexta-feira, 19 de julho de 2013

Vestido de Crochê para Formatura


Esta é a peça que me traz mais orgulho até agora. E mais significado.
Estava o último ano da Faculdade, envolvida com o TCC e a formatura e o Artesanato tinha um papel muito importante nesta fase da minha vida. Como todas as formandas, queria um vestido especial, marcante. Mas eu queria mais significado do que imagem (e não tinha muito dinheiro). Então veio a idéia de fazê-lo eu mesma, em crochê. Seria difícil, mas desafiador ao mesmo tempo. Alguns colegas formandos duvidaram, outras incentivaram. E o trabalho começou. Em revistas da época escolhi o ponto, modelo da saia e modelo do bojo. Alterei alguns detalhes e desenhei. Escolhi a cor e fui escolher o fio. Como se tratava de uma peça mais fina, o fio teria que ser delicado, com algum brilho e ótimo caimento. Escolhi o Susi, da Círculo.
Demorei cerca de três meses para fazê-lo, pois trabalhava durante o dia e estudava à noite. Tinha pouco tempo livre. Levava junto pra Faculdade e crochetava nos intervalos, e eventuais aulas vagas. Levava junto nos passeios na casa de amigos e familiares. A peça foi tomando forma, os amigos acompanhando, dando sugestões, fazendo perguntas... Eu crochetava, vestia, desmanchava, fazia de novo, provava... Tive muita dificuldade pra encontrar o tecido pra forrar... Por muitas vezes tive vontade de desistir, alugar um vestido e pronto. Mas já era tanta expectativa em torno dele, tanto trabalho e eu queria tanto que desse certo que segui com o projeto. Concluído, mandei forrar, bordei com pequenas miçangas. E ficou pronto. Lindo! Guardo ele com muita reverência e simbolismo. Pra muitos pode ser apenas um vestido de formatura. Mas pra mim ele é Desafio, Persistência, Criatividade, Dedicação, Energia E Realização. Tenho certeza que as amigas artesãs pensarão igual, afinal o que é o “artesanato-nosso-de-cada-dia”, se não isso?

Gráficos dos pontos AQUI: VESTIDO DE CROCHÊ GABRIELA DUARTE
Beijinhos no coração e bons crochês.

Maria Elisabete Silveira.

Um comentário:

Oi, obrigada pelo seu comentário. Logo ele poderá ser visualizado. Beijinhos.